CENTRO DE FÍSICA

 

Localização

Contactos

destaques e notícias

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

Prémio Nobel da Física de 2014 O prémio Nobel da Física de 2014 foi atribuído a três japoneses pela invenção das lâmpadas LED, emissores eficientes de luz azul e que são fontes de luz luminosas que poupam energia. Os premiados são Isamu Akasaki e Hiroshi Amano da Universidade de Nagóia, no Japão, e Shuji Nakamura da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, nos Estados Unidos.

Área Departamental de Física na erupção do Fogo, Cabo Verde No passado domingo 23 de Novembro desencadeou-se uma erupção vulcânica na ilha do Fogo, no arquipélago de Cabo-Verde. Esta é a primeira erupção do vulcão do Fogo deste século, após 2 grandes erupções ocorridas no século passado (1951 e 1995).Em consequência foi formada uma equipa de geofísicos do ISEL - Área Departamental de Física constituída por Pedro Silva (ISEL/IDL) e Mário Moreira (ISEL/IDL) que seguiram para Cabo Verde no passado dia 1 de Dezembro. Estes investigadores integram uma equipa mais vasta de investigadores da Faculdade de Ciências de Lisboa (João Mata e José Madeira) e da Universidade de Bristol (Ricardo Ramalho) que estão a acompanhar e estudar este acontecimento. A equipa, com larga experiência de trabalho em Cabo Verde, tendo parte dos elementos, acompanhado a anterior erupção de Abril de 1995, efectuará observações de natureza geofísica, vulcanológica e geoquímica. A equipa do ISEL - ADF recolherá amostras de rocha recém formada da presente erupção, para estudos físicos de diversas propriedades mecânicas e magnéticas, em especial para comparação de modelos teóricos da variação secular do campo magnético terrestre com os dados experimentais.Esta equipa está a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades caboverdianas encarregadas de gerir a crise vulcânica, nomeadamente as equipas do Serviço Nacional de Proteção Civil e dos Bombeiros (SNPCB) e do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) bem como com outras equipas no terreno como as da Universidade de Cabo Verde e do ITER (Canárias).A erupção em curso localiza-se na caldeira vulcânica no topo do edifício insular do Fogo e caracteriza-se essencialmente por actividade havaiano-estromboliana. Esta erupção ocorre na sequência de uma longa lista de eventos eruptivos registados desde o início do povoamento em meados do sec. XV (>20), a qual foi precedida por um incremento significativo de actividade sísmica.Esta erupção, ainda a decorrer, conta desde já com um volume de lava significativamente superior à da anterior erupção de 1995, tendo destruído grande parte das povoações de Chã das Caldeiras e Portela, respectivas estradas de acesso, linhas de abastecimento eléctrico e de telecomunicações e forçou à evacuação das populações residentes. 

Noite Europeia dos Investigadores A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa dos Estados Membros da União Europeia, a qual pretende aproximar os cidadãos dos cientistas e da ciência, realizando-se este ano em Portugal, nas cidades de Lisboa e Coimbra. Em Lisboa, esta iniciativa vai decorrer no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) e na zona do Príncipe Real, dia 26 de Setembro de 2014 (sexta-feira) a partir das 18.00 e até às 02.00h. A Área Departamental de Física do ISEL vai estar presente nesta iniciativa com actividades de carácter interactivo para o público em geral sob o tema - Física à solta pela noite, das 18.00 à 01.00h, no MUHNAC: 18h - 19h:            experiências20h - 20h30':    palestra21h - 22h:            experiências22h - 22h30':     palestra23h - 24h30':     experiências Actividades a desenvolver: Experiência: Como “ouvir” uma micro-fractura numa rocha?Experiência: Medir a velocidade da luz com chocolate.Experiência: Os cereais são líquidos ou sólidos?Palestra: Nobel da Física - A descoberta do HiggsPalestra: O que correu mal em Fukushima? (abordagem sobre o tema da energia nuclear) O programa completo da NEI pode ser consultado no site:  www.noitedosinvestigadores.org

 

Liquids 2014 - 9th Liquid Matter Conference Importante conferência internacional sobre líquidos  terá lugar de 21 a 25 de Julho de 2014 em Lisboa, que conta com vários docentes da ADF na organização e no comité científico internacional. Mais informações em: http://www.fc.ul.pt/en/conferencia/liquids-2014.

 

 

Livro "Mecânica - Uma Introdução" Foi publicada recentemente a 2ª edição revista do livro "Mecânica - Uma Introdução" pelas Edições Colibri - IPL e cujos autores são António Jorge Silvestre e Paulo Ivo Teixeira, docentes da Área Departamental de Física.

Docente da ADF nomeado “Distinguished Referee of the European Physical Journal” em 2014

 

O Professor Paulo Ivo Teixeira, docente da ADF, foi nomeado “Distinguished Referee of the European Physical Journal” em 2014. É uma distinção pela primeira vez atribuída pelo EPJ Steering Committee.

Prémio Nobel da Física de 2015

 

O Prémio Nobel da Física de 2015 foi atribuído aos investigadores Takaaki Kajita e Arthur B. McDonald, pela descoberta das oscilações de neutrinos, que mostram que os neutrinos têem massa. Kajita e McDonald lideraram, respetivamente, as experiências Super-Kamiokande (SK) e Sudbury Neutrino Observatory (SNO), que resolveram a chamada "anomalia dos neutrinos atmosféricos" e o "problema dos neutrinos solares".

Ano Internacional da Luz 2015

 

O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa global que pretende destacar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias ópticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade.  Em 2015 celebram-se alguns aniversários relevantes na história da Física:

1015 – Ibn Al Haytham escreveu o primeiro livro de Óptica;

1815 – Fresnel apresentou a natureza ondulatória da luz;

1865 – Maxwell publicou a sua teoria de Electromagnetismo, apresentando a luz como ondas electromagnéticas;

1915 – Einstein publicou a teoria da Relatividade Geral, apresentando a luz no espaço e no tempo;

1965 – Arno Penzias e Robert Wilson descobrem a Radiação Cósmica de Fundo, a luz mais antiga do Universo; Charles Kao apresentou a tecnologia da fibra óptica

Thesaurus de Acervos Científicos em Língua Portuguesa distinguido pelos Prémios da APOM - Associação Portuguesa de Museologia

 

A Colecção de Instrumentos Científicos do Museu de Física do ISEL integra o Thesaurus de Acervos Científicos em Língua Portuguesa, o qual foi recentemente distinguido pelos Prémios da APOM - Associação Portuguesa de Museologia, na Categoria de Gestão Multimédia. O referido Thesaurus é um trabalho que envolve várias instituições, tendo como responsável do ISEL a Professora Catarina Leal, docente da ADF.

Livro "Introduction to Statistical Physics"

 

O livro “Introduction to Statistical Physics” de que é co-autor o docente da ADF Paulo Ivo Teixeira acaba de ser publicado pela Cambridge University Press. A entrevista na RDP (programa cientifica-mente, 23/Mar/2015) aos Professores Paulo Ivo Teixeira e João Paulo Casquilho sobre o livro  por eles publicado está disponível em:

http://www.rtp.pt/play/p401/e188837/cientifica-mente

European Historic Site of Physics

 

Por proposta da Sociedade Portuguesa de Física (Grupo de História da Física), o magnífico Gabinete de Física setecentista do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra foi classificado pela European Physical Society como European Historic Site of Physics.  Os sites  têm "national or European/international significance to physics and its history". Este é o primeiro site português e o segundo da Península Ibérica. Este reconhecimento é importantíssimo para Coimbra e para Portugal, a acrescentar à classificação de Património Mundial da UNESCO que o gabinete já tinha.

O impacto da produção científica em Portugal

 

O impacto das publicações científicas produzidas em Portugal na área da Física, no período 2008-2012, ultrapassa a média europeia.

O relatório "Produção Científica em Portugal-Impacto" foi editado em 2014 pela Direcção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

 

Docente d0  CF/ADF assume a Vice-Presidência da EMRP da EGU

 

O Doutor Pedro Manuel Silva, Professor da ADF, assumiu a Vice-Presidência da Division on Earth Magnetism & Rock Physics (EMRP) da European Geosciences Union (EGU), para o período 2015-2017.

A nova direcção deste organismo científico internacional tem como Presidente o Doutor Angelo De Santis  (Istituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia, Itália) e como Vice-Presidentes o Doutor Pedro Silva e o Doutor Sergio Vinciguerra (Universidade de Leicester, Reino Unido).

Ver mais em  http://www.egu.eu/emrp/

Prémio Nobel da Física de 2016

 

O prémio Nobel da Física 2016 foi atribuído na terça-feira, dia 4 de Outubro, ao investigador escocês David J. Thouless e aos investigadores ingleses F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz, "pelas descobertas teóricas das transições da fase topológicas e às fases topológicas da matéria".

 

Ondas gravitacionais detectadas pela primeira vez

 

No  dia 11 de Fevereiro de 2016 a colaboração científica internacional LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) anunciou a detecção das ondas gravitacionais, previstas pela Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein há cem anos, mas até agora nunca confirmadas através da observação directa. Estas ondas foram emitidas pela colisão de dois buracos negros com cerca de trinta vezes a massa do Sol, um evento que aconteceu há mais de mil milhões de anos e que  atingiu os detectores de LIGO no dia 14 de Setembro de 2015.

 

Ex-docente da ADF galardoado com o Prémio IST Excelência no Ensino de 2015

 

O Professor João Paulo Silva, ex-docente da ADF do ISEL e actual docente do Departamento de Física do IST, foi distinguido com o Prémio IST Excelência no Ensino de 2015. Para mais informações ver aqui.

 

Este prémio surge logo no primeiro ano após o Professor João Paulo Silva deixar a ADF, o que também reflecte a qualidade do ensino praticado nesta Área Departamental. Com efeito, os docentes da ADF são habitualmente classificados muito positivamente pelos seus alunos. O aproveitamento cabal destes recursos prestigiará sempre o ISEL. Nesta ocasião, e reconhecendo o papel importante que o Professor João Paulo Silva desempenhou no desenvolvimento da ADF no ISEL, a ADF não pode deixar de se congratular pelo prémio atribuído ao nosso ex-colega, desejando ao Professor João Paulo Silva os maiores sucessos pessoais e académicos.

 

Docente da ADF eleita Coordenadora da Comissão de Especialização de Engenharia Alimentar da Ordem dos Engenheiros

 

No passado dia 21 de Abril  a Professora Lídia Santiago, docente da ADF, foi eleita Coordenadora da Comissão de Especialização de Engenharia Alimentar da Ordem dos Engenheiros.

 

Alunos do Ensino Secundário visitam o ISEL

 

No âmbito do "Projecto com as Escolas" do ISEL, a ADF irá ser visitada por grupos de estudantes do 7 ao 9 ano na semana de 22 a 26 de Fevereiro.

 

As várias turmas de alunos irão fazer uma visita guiada aos  laboratórios de Física, com demonstrações de diversas experiências e actividades interactivas com os alunos - com o intuito de despertar o interesse dos alunos para a Física devido à sua importância para os diversos cursos de Engenharia ministrados no ISEL.

 

O despertar da bolha

 

O Professor Paulo Ivo Teixeira da ADF publicou recentemente o artigo “What is the shape of an air bubble on a liquid surface?” em colaboração com os investigadores Miguel Teixeira, Steve Arscott e Simon Cox, no qual é descrita a primeira investigação sistemática da relação entre o volume de uma bolha sobrenadante e a sua forma. O Professor Paulo Ivo Teixeira foi entrevistado sobre o assunto na Antena 1 no programa “Os dias do futuro”, programa que passou no passado Sábado, dia 13 de Fevereiro (http://www.rtp.pt/play/p383/os-dias-do-futuro)

 

Noite Europeia dos Investigadores (NEI)

 

A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, actualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Acções Marie Curie, com o objectivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos. Esta iniciativa procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista. A NEI traduz-se numa série de actividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de Setembro. Em  2017 terá lugar a 29 de Setembro.

A Área Departamental de Física do ISEL vai estar presente nesta iniciativa com actividades de carácter interactivo para o público em geral sob o tema - Física à solta pela noite, das 18.00 às 24.00h, no MUHNAC.

 

Docente da Física é co-autor de um artigo recentemente publicado na revista Advanced Materials

 

Pedro Almeida, docente da Área Departamental de Física do ISEL, é co-autor do artigo “Cellulose Nanocrystals: Mind the Microgap in Iridescent Cellulose Nanocrystal Films” recentemente publicado na Advanced Materials (http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/adma.201770008/full). Para além de ter sido publicado numa das mais importantes revistas internacionais na área dos materiais, com um factor de impacto de 18.96, o referido artigo também fez capa da revista.

 

Docente da Física é considerado o revisor científico mais produtivo a nível mundial na área das Physical Sciences

 

De acordo com a base de dados internacional Publons, o Professor Paulo Ivo Teixeira, docente da Área Departamental de Física do ISEL, é considerado o revisor científico mais produtivo a nível mundial na área das Physical Sciences.

 

Física no ISEL

Copyright © 2018 CFISEL

Museu de Física do ISEL